quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mais cultura pop - FRASES DE CAMINHONEIRO



Quanto à lista do Dunga, sempre fui meio bairrista quando o assunto é futebol – apesar de não ser minha praia- enquanto não houver um Ronaldinho Cuiabano, os outros que fiquem de fora.
De cantada eu sempre fui péssimo.
Mas esse assuntou me remeteu a outro que são as frases de caminhoneiro, celebres demonstrações de criatividade as vezes até poética, envolvendo várias áreas de conhecimento. Inclusive há quem diga que a Cantada nada mais é que uma derivada das frases de caminhoneiro, vindo surgir somente depois da invenção do caminhão (um viva ao Nicolas-Joseph Cugnot¹).

Outro dia vindo de Cuiabá, topei com uma assim:
“Ta ruim mas ta bom, na GUERRA² é pior”
Marketing puro! Quase como o guaraná antártica atacando a coca e mostrando sua lata.

Outra muito popular é a que diz “Mulher de amigo meu é que nem cebola: Eu como chorando.”. Não é a toa que muitos deles colocam também no pára-lama “Enquanto eu to aqui o pé de pano ta lá me casa!”, devem conhecer bem os companheiros que tem.

Passam por varias ciências, gêneros e crenças
Sapiência oriental:
“Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.”

Exoterismo:
“Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça.”

Poesia:
“Turbinado no pé , reduzido no mé , carona só muié.”

Sociologia:
“Mulher feia é igual jiló, pouca gente quer. E quem come faz cara feia.”

Legislação de trânsito:
“Cana na roça é pinga; pinga na cidade é cana.”

As frases são até meios de manifestação política!
Outro dia em uma cidade do interior um caminhoneiro colocou uma frase que dizia “Eu quero é rosetar!”. O prefeito achando aquilo indecente proibiu.
O caminhoneiro respeitosamente retirou a frase e colocou outra: “Continuo querendo!”
Abraços!

1 - O inventor do primeiro caminhão (na época movido a gás).

2 – Guerra é um empresa que fabrica implementos rodoviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário